Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Centro Universitário São Lucas realiza curso de extensão em Hidroterapia

Publicada em 20/11/2017 por Assessoria de Imprensa

O Centro Universitário São Lucas realizou, no último sábado (18), o curso em Hidroterapia para profissionais e acadêmicos de Fisioterapia. O curso de extensão teve como finalidade abordar as contribuições dessa atividade na recuperação de pacientes com lesões graves.

 

O curso foi ministrado pela professora Gabriela Alejandra, que destacou o trabalho com Hidroterapia como auxílio na reabilitação de pacientes que tenham alguma dificuldade com sobrepeso, comprometimento articular entre outros. “Com a Hidroterapia conseguimos trabalhar a coordenação motora, o reestabelecimento cardiovascular, toda a parte de condicionamento, fortalecimento, percepção corporal, os alongamentos e flexibilidade das articulações corporais. Nós conseguimos trabalhar um conjunto de exercícios dentro da água com mínimo de impacto nas articulações”, disse.

 

Sobre a contraindicação da Hidroterapia, a docente explicou que “pacientes com acometimento não controlado da pressão arterial, quadro de infecção ou ainda em situações mais específicas como tímpano perfurado, lesões de pele e pacientes com câncer a atividade não é recomenda”, disse.

 

O fisioterapeuta Guilherme Cohen destacou a importância do curso. “É sempre bom buscar novos conhecimentos que possam enriquecer nossa prática profissional. Eu trabalho atualmente com ortopedia e neurologia, mas pretendo futuramente atuar agregando a Hidroterapia. Este curso é o primeiro passo para no futuro eu atuar também com essa atividade”, falou.

 

Jader Inchausti, acadêmico de Fisioterapia, enfatizou que com os conhecimentos adquiridos sua meta é ajudar pessoas. “Encontrei na Fisioterapia e nos cursos de extensão o caminho para colocar em prática meu desejo de ajudar as pessoas de uma forma muito efetiva, sair do campo da intenção e partir para a ação”, explicou.

 

Para a professora Gabriela, o curso foi uma oportunidade de acréscimo de conhecimento para profissionais e acadêmicos. “Este é um curso de atualização para aqueles que trabalham na área, com o intuito de trazer algumas técnicas e modalidades dentro da Hidroterapia para enriquecer os conhecimentos. Para os acadêmicos que não conhecem, é interessante que eles tenham um primeiro contato com a técnica específica”, concluiu.

 

O curso foi dividido em duas etapas. Na primeira, a docente explicou o histórico da Hidroterapia, considerada uma prática antiga, datando de 2400 a.C., e que até os dias atuais vem sendo realizada no tratamento de diversas patologias. A segunda etapa consistiu na atividade prática na piscina.

Copyright © 2018 | Faculdade São Lucas