Faculdade São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Centro Universitário São Lucas promove debate sobre o papel social do contador

Publicada em 24/03/2017 por Assessoria de Imprensa

O papel social da Contabilidade e a contribuição do profissional para amenizar a crise no mercado foram alguns dos temas em pauta durante o Talk Show “Diálogo sobre a Contabilidade e a Sociedade”, promovido pelo Centro Universitário São Lucas (UniSL),nesta quinta-feira, 23, no auditório do Senac.

 

Participaram como debatedores do Talk Show a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis do UniSL, Sandra Maria Barcelos e os professores Socorro Pereira, Rafael De Andradade, Rodrigo César Silva Moreira,Vilmar dos Santos Alves e Gustavo Lanis. E ainda os alunos Rodrigo Rodrigues Cavalcante e Fátima Luciana Carvalho.

 

O Talk Show, sob o comando da coordenadora do curso, ocorreu em um formato descontraído, divido em sete blocos, com música ao vivo nos intervalo e com a plateia tomada pelos estudantes de contábeis.

 

Em sua fala, o professor Rodrigo César Silva Moreira destacou o quanto o contabilista interfere na vida das pessoas. ”Isto porque, ao cometer um erro, esse profissional estará contribuindo para que a empresa passe por dificuldades financeiras, vindo até mesmo a falir, levando a demissão de colaboradores, acarretando, assim, sérios problemas sociais”, observou.

 

Ao abordar a crise econômica, o professor Vilmar dos Santos afirmou que o Brasil está passando por essa situação em virtude  dos números contábeis terem sido maquiados. “Por isso, faz-se necessário um contador que tenha ética e conhecimento técnico para informar corretamente o que está ocorrendo e, a partir desse diagnóstico, encontrar uma solução. “Enquanto isso não acontecer, estaremos à deriva”, observou.

 

Balanço social

 

Para o professor Gustavo Lanes, foi-se o tempo em que o contabilista era um mero auxiliar na gestão econômica e financeira na esfera pública ou privada. “Atualmente, além de outras funções inerentes ao contador, ele é essencial na execução do balanço social das organizações, prevenindo possíveis erros que prejudiquem a corporação”.

 

O aspecto social de uma organização é tão importante, segundo o professor Vilmar dos Santos, que é um pré-requisito básico para ela integrar a Bolsa de Valores. “É necessário apresentar o seu balanço social efetivo, e sem a assessoria de um contador esse serviço não será produzido”, declarou.

 

Mortalidade

 

Os professores abordaram também questões bem atuais como terceirização, aprovada pela Câmara Federal esta semana, e a mortalidade das empresas. “O que estamos debatendo aqui é a transformação do modelo econômico atual do ponto de vista sociológico, econômico e social e o contador está inserido nesse contexto”, afirmou o professor Rafael Ademir.

 

A coordenadora do curso, Sandra Barcelos, enfatizou o alto índice de mortalidade das empresas e como o contador pode interferir para mudar essa realidade. De acordo com ela, Rondônia é o quarto estado em que ocorre maior número de empresas fechando as portas.

 

Na sua opinião, o profissional contabilista pode mudar esse quadro negativo por meio do trabalho de consultoria, assessoria ou gerenciamento contábil. “Não tem como uma como uma organização, por menor que seja, conseguir se manter no mercado sem a colaboração de profissional dessa área”, finalizou.

Copyright © 2017 | Faculdade São Lucas