Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Atuação do Biomédico na histotecnologia clínica é tema de palestra no São Lucas

Publicada em 07/05/2018 por Assessoria de imprensa

Para esclarecer sobre a nova habilitação do biomédico na histotecnologia clínica acadêmicos do curso de Biomedicina do Centro Universitário São Lucas, promoveram uma palestra com a biomédica e macrocopista do hospital Barretinho em Porto Velho, Andressa Alves.

 

O Conselho Regional de Biomedicina suspendeu a habilitação da área em anatomia patalógica. Com isso, os biomédicos foram impedidos de realizar macropsia, microtomia, técnicas de biopsias de congelação, entre outros procedimentos, podendo se realizada apenas por médicos.

 

Na prática pouca coisa mudou, apenas a habilitação deixou de ser anatomia patológica e passou a ser histotecnologia clínica e as atividades mudaram a forma de execução com a supervisão de um médico especializado. Mas apesar da pouca mudança, a habilitação gera dúvidas para os acadêmicos e até profissionais. 

 

A palestrante Andressa Alves apresentou uma visão ampla sobre a atuação do biomédico na histotecnologia anato-patológica e falou das atividades do profissional nos laboratórios de patologia. “A histotecnologia abrange tanto a técnica quanto o estudo da peça. Então eu vejo que essa mudança veio para aperfeiçoar os procedimentos”, aponta.

 

De acordo com acadêmica Anaiely Paulino o evento traz um esclarecimento sobre a atuação do biomédico na habilitação de anatomia patológica. “A anatomia patologia foi anulada e o biomédico foi proibido de exercer porque existem alguns exames que apenas o médico pode fazer e eram feitos por biomédicos e isso foi mudado. A habilitação mudou, mas os procedimentos e técnicas continuam as mesmas”, enfatiza a acadêmica.

Copyright © 2018 | Faculdade São Lucas