Alunos de Biomedicina do São Lucas realizam Ações de Prevenção em Porto Velho

Publicada em 06/11/2018 por Assessoria de Imprensa

No último dia 27 de outubro, os alunos do 2º período vespertino de Biomedicina do Centro Educacional São Lucas desenvolveram a Ação de Prevenção às Doenças Cardiovasculares na Igreja Luz do Calvário, Zona Leste da capital. A atividade foi organizada pelas Professoras Kátia Paula Felipin e Carola Hurtado, com o apoio da Coordenadora do curso, a Profa. Flávia Serrano Batista.

A atividade faz parte do Projeto Integrador visa trazer a consciência à população da zona leste da capital, quanto aos riscos da não periodicidade na realização das dosagens bioquímicas, alertando sobre o aumento dos casos relacionados a doenças cardiovasculares na população Brasileira nos últimos anos.

Durante o evento, foram oferecidos à comunidade participante, exames laboratoriais, testes rápidos como aferição de pressão e glicemia, além de um delicioso café da manhã, principalmente àqueles que estavam de jejum.

De acordo com a Profa. Ma. Carola Hurtado, os próprios alunos escolheram a localidade, realizaram a divulgação do evento e fizeram todos os procedimentos de coleta e testes com a população, observando a importância de coletar os dados completos de um paciente, como a pré-analítica para um resultado satisfatório.

“Nós acreditamos que o jovem tem um potencial incrível. O que está acontecendo aqui hoje é reflexo desse empenho. Uma ação gloriosa, com jovens motivados que estão trabalhando em prol do próximo. Eles estão tendo todo cuidado e todo um carinho, praticando coleta de sangue, atendimento ao público e colocando a mão na massa”, destacou.

A acadêmica Laura Santos Maia enfatizou que este é primeiro PI com uma ação voltada para a comunidade.

“É uma experiência grande para nós que estamos entrando na profissão e vendo o que queremos para o futuro. O nosso projeto serve para alertar, que o primeiro passo para a prevenção de doenças cardiovasculares é a realização dos exames laboratoriais e nós oferecemos todos eles de graça, graças o São Lucas e a mobilização dos alunos”, ressaltou.

Os acadêmicos do 2º período noturno, também realizaram Ação de Prevenção voltada para as Síndromes Metabólicas no dia 20 de outubro na Escola Capitão Claudio.

Foram oferecidos serviços exames laboratoriais de colesterol e triglicerídeos, além de testes rápidos.

As duas atividades contaram com a participação e apoio de outros períodos mais avançados do curso de Biomedicina, bem como parceria com outros cursos do São Lucas como a Enfermagem, por exemplo, trabalhando aferição de pressão arterial junto aos alunos e comunidade com o intuito de trabalhar a troca de experiências entre os acadêmicos.

Para o acadêmico do 2º período noturno, Marcos Souza de Jesus, a oportunidade de levar os conhecimentos adquiridos para a população que precisa de informação é gratificante.

”Para nós acadêmicos do Centro Educacional São Lucas, foi uma honra estar participando desta ação laboratorial sobre a Síndrome Metabólica. Sentimo-nos honrados em dividir nosso conhecimento, pois estamos nos formando para trabalhar em prol do próximo”, ressaltou.

No próximo dia 13 de novembro haverá o Dia da Socialização do Projeto Integrador e serão apresentados aos demais cursos os resultados das ações.

“Iremos apresentar dados, fotos e um levantamento das atividades, para que os demais alunos do São Lucas conheçam projeto tão estimulante”, concluiu a Profa. Carola Hurtado.