Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Administrador destaca a importância do Enrat

Publicada em 05/09/2018 por Assessoria de Imprensa

Coautor em dois artigos publicados, o administrador Marcelo Augusto Mendes Barbosa, professor e coordenador do curso de Administração do Centro Universitário São Lucas, destaca o Enrat como uma grande vitrine para administradores, tecnólogos e graduandos, principalmente pelo incentivo à produção de pesquisas e de trabalhos científicos. Segundo Marcelo Augusto, a iniciativa do Conselho Regional de Administração de Rondônia contribui para fortalecer a administração, despertando interesse ainda maior pela profissão. “Parabenizo o CRA-RO pela iniciativa, importante para os cursos de graduação em administração e de tecnologia em gestão porque motiva os graduandos a produzirem e apresentarem artigos”, disse o administrador.

 

Marcelo Augusto é coautor dos artigos “Projeto integrador e o paradigma educacional no ensino e formação profissional do administrador”, no contexto do tema Educação superior em administração: desafios e perspectivas; e “Resultados dos custos e receitas na cadeia produtiva da castanha do Brasil em reservas extrativistas da Amazônia: economia, gestão e sustentabilidade”, no âmbito da temática Gestão da sustentabilidade na Amazônia. O primeiro artigo analisa a mudança do paradigma conteudista para a formação por competências implementadas pelo projeto integrador com orientações sobre discussões de pesquisadores no que tange às potencialidades de um novo modelo. O trabalho foca na perspectiva de que a ação integrada oferece ferramentas de gestão e liderança aos educandos, quando associadas às habilidades, competências e atitudes.

 

O segundo artigo apresenta o resultado de estudo realizado em 2011 com famílias residentes nas Reservas Extrativistas Chico Mendes e Rio Ouro Preto, apontando dados referentes aos custos e receitas da cadeia produtiva da Castanha do Brasil. O estudo mostra as dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores, principalmente em termos tecnológicos, que os coloca na condição de reféns dos grandes produtores, melhores equipados tecnologicamente falando, fato que lhes permite produção com melhor qualidade. Mas, o estudo também destaca que a falta de gestão produtiva e eficiente compromete a qualidade dos produtos, resultando na perda de mercado, e a falta de gestão administrativa, que compromete os resultados financeiros e econômicos.

 

ASCOM

Copyright © 2018 | Faculdade São Lucas