Faculdade São Lucas

Acadêmicos e Professores de Enfermagem do UNSL fazem doação de sangue para Fhemeron

Publicada em 08/12/2016 por Assessoria de Imprensa- Departamento de Comun

Os acadêmicos e professores do Centro Universitário São Lucas, realizaram no dia 02 de dezembro uma campanha de doação de sangue na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron).

Participaram da ação solidária 80 pessoas entre professores e acadêmicos do curso de Enfermagem do 8ª período da disciplina "Supervisionado II- integral", com o objetivo de contribuir com a doação de sangue promovendo, solidariedade, humanização, esperança de vida.

Essa atividade é de suma importância, uma vez que a Fhemeron se encontra com baixos estoques de bolsas de sangue, acarretando por muitas vezes o cancelamento de procedimentos cirúrgicos.

Os professores desta disciplina foram responsáveis pela campanha, tendo como titular a professora Laura Carla, e os responsáveis pela logística de divulgação e organização; a Enfermeira Vanêssa Virgulino e Prof. Jonatan Veneno.

A Enfermeira, Vanêssa Virgulino explicou a importância de desenvolver ação de doação de sangue com os acadêmicos e professores de Enfermagem. “Foi gratificante fazer e participar dessa campanha, desejamos a continuidade dela ao longo dos próximos semestre. Podemos ver acadêmicos no seu último dia de curso, disposto a fazer o bem, somamos a solidariedade e a união a um bem comum, que é salvar vidas, o melhor da ação ainda foi ver a repercussão dela, tendo como doadores além dos alunos desta disciplina, familiares, amigos e acadêmicos de outros períodos.”, salientou.

A estudante do 8ª período de Enfermagem, Emily  Stefany Souza Nascimento frisou a emoção de poder salvar vidas. “Para mim foi emocionante doar pela primeira vez. Eu estava nervosa, mas o fato de ir com os colegas, e professores em uma ação conjunta me deixou mais animada e com vontade de continuar doando sangue sempre.”, afirmou.

Abaixo estão listados os requisitos básicos e alguns dos principais impedimentos temporários e definitivos para doação de sangue. No entanto, esta lista não esgota os motivos de impedimentos para doação, de forma que outras informações prestadas por você durante a triagem clínica serão consideradas para definir se está apto para doar sangue nesse momento.

Requisitos básicos

» Estar em boas condições de saúde.

» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

» Pesar no mínimo 50kg.

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários

» Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.

» Gravidez

» 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

» Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

» Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

» Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.

» Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

» Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.

» Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 6 meses.

» Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.

» Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas.

» Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.

» Vacina contra gripe: por 48 horas.

» Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.

» Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).

Impedimentos definitivos

» Hepatite após os 11 anos de idade. *

» Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

» Uso de drogas ilícitas injetáveis.

» Malária.

* Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.

Respeitar os intervalos para doação

» Homens - 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).

» Mulheres - 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).