Faculdade São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Acadêmicos desenvolvem atividade com lanches saudáveis para pacientes da clínica de Nutrição do UniSL

Publicada em 03/04/2017 por Assessoria de Imprensa

Na última quarta-feira, 29 de março, os acadêmicos do curso de Nutrição desenvolveram uma atividade para pacientes atendidos na clínica de nutrição mostrando na prática a elaboração de lanches saudáveis.

 

A atividade educativa foi elaborada pela professa Dra. Luna Mares Lopes de Oliveira que considerou a atividade importante e melhor do que o planejado. “Os pacientes atendidos pela clínica de nutrição tiveram a oportunidade de aprender todo o processo da preparação dos lanches saudáveis e no final da atividade reunimos todos os participantes para tirar dúvidas sobre a função daqueles ingredientes e preparações na saúde. Observei nesse exercício o quanto o público em geral carece do acesso ao nutricionista para obter orientações. Nutrição é prevenção e na rede básica de saúde esta demanda é urgente.”, salientou.

 

A paciente Felisbela Miranda Filha destacou a importância de aprender a preparar alimentos mais saudáveis. “Eu estava curiosa e ansiosa para participar dessa atividade, pois acredito que é muito importante aderir alimentos saudáveis para ter uma saúde cada vez melhor. Tenho quatro netos e irei preparar os lanches saudáveis para eles e toda minha família.”, concluiu.

 

Segue abaixo as receitas ensinadas e preparadas nessa atividade:

 

Crepioca

1 Ovo

2 colheres de sopa de água

2 colheres de sopa bem cheia de goma de tapioca

Pitada de sal

Modo de preparo

Com o auxílio de um garfo misture o ovo e a água até espumar, junte os demais ingredientes e coloque em uma frigideira antiaderente SEM óleo, recheie com frango/queijo/soja ou o que preferir, dobre ao meio ainda na frigideira, espere dourar os dois lados.

 

Granola caseira

200g de cereal de milho natural

100g de aveia em flocos

100g de castanha do brasil

100g de amendoim

100g de amêndoa crua

100g de coco natural ralado sem açúcar

Açúcar mascavo ou mel pra regar.

Modo de preparo

Forre uma forma com papel manteiga, despeje todos os ingredientes e regue por cima com açúcar mascavo ou mel leve ao forno e mexa de vez em quando até que todos os ingredientes estejam crocantes.

 

Proteína de Soja

1 colher de sopa de azeite ou óleo de soja

15 azeitonas picadas

3 dentes de alho picados

1 colher de chá de orégano

2 tomates maduros picados

1 xícara de proteína de soja texturização

2 tomates maduros picados

1 colher de sopa de vinagre  ou suco de limão

Modo de preparo

Coloque a proteína de soja em uma panela com vinagre ou limão, juntamente com 3 xícaras de água. Leve ao fogo até ferver, assim que subir uma espuma, desligue despeje o conteúdo da panela em uma peneira. Lave-a em água corrente espremendo-a.

Reserve

Aqueça o óleo e refogue o alho, a cebola, adicione as azeitonas e o orégano, mexendo bem, reduza o fogo, acrescente os tomates picados, mexa por uns dois minutos até cozinhas os tomates. Acrescente ½ xícara de água, a proteína de soja reservada e o tempero, mexendo bem. Refogue uns cinco minutos, mexendo sempre.

 

 

 

Copyright © 2017 | Faculdade São Lucas