Acadêmicos de Psicologia realizam trote solidário com café da manhã na casa do Ancião

Publicada em 06/08/2018 por Assessoria de Imprensa

Para dar as boas vindas aos calouros do curso de Psicologia do Centro Universitário São Lucas, acadêmicos veteranos do curso promoveram uma manhã divertida com atividades, músicas e café da manhã na Casa do Ancião em Porto Velho.

A veterana Tamara Souza, conta que a idéia da visita surgiu com a chegada dos novos alunos do curso para fazer algo diferente. “Então buscamos algo solidário para ajudar as pessoas. Gosto muito desta área tanto que meu projeto da disciplina de PI terá como tema a depressão na terceira idade pelo abandono e maus tratos de filho, marido e familiares”, afirma.

Mirian Dias está no 2º período do curso e lembra que “desde o primeiro dia de aula levamos para eles a idéia de “psico solidário” como forma de devolver para a comunidade tudo o que aprendemos. A proposta é ter contato desde o inicio com a comunidade e não esperar chegar os estágios. São pessoas muito carentes que precisam de alguém pra conversar”, explica.

A caloura Samara Nunes achou muito interessante e importante participar deste momento por ser um gesto de solidariedade devido a carência dos idosos. “Este momento vai representar muito na minha vida profissional poder compartilhar experiências e buscar forma de ter esse contato com as pessoas que necessitam de ajuda”, frisa.

Para a coordenadora do curso, professora Érika Crisostomo é um orgulho para a instituição saber que a iniciativa de solidariedade partiu dos próprios acadêmicos. “Isso significa que terminaram o primeiro período com esse perfil já amadurecido, essa vontade de seguir a tradição da instituição que é fazer o trote que tenha contexto de solidariedade com a comunidade”, declara.

Ela explica ainda que atividades como estas é importante porque desde o primeiro período o aluno entende o quanto é importante o psicólogo desenvolver a escuta e a atenção. “Este é um espaço muito interessante para instigar os calouros que estão chegando para assumir essa responsabilidade do psicólogo com a comunidade. Então esta é uma forma de acolher esses calouros de forma maravilhosa, carinhosa e especial”, finaliza a coordenadora.