Acadêmicos de Odontologia realizam caminhada contra câncer de saúde bucal neste sábado

Publicada em 05/06/2017 por Assessoria de Imprensa

Neste sábado, 10, será realizada a 1ª Caminhada de Combate ao Câncer Bucal. A saída será às 16h:30min do Espaço Alternativo de Porto Velho.

A atividade é o resultado da disciplina “Projeto Integrador” - PI do curso de odontologia, no qual os acadêmicos foram divididos em equipes para planejamento e organização do evento incluindo a produção das peças de divulgação.

Sobre a importância do combate ao Câncer Bucal

A maior causa dos casos de câncer de bucal está entre as pessoas que fazem uso do cigarro e do álcool.  De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o risco de desenvolver neoplasia devido a estes dois fatores é de aproximadamente 65%. Mas estes não são os únicos causadores da doença.

O câncer de boca inclui cânceres de lábio e de cavidade oral, na qual estão a mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e o assoalho da boca. As neoplasias que aparecem nos lábios, por exemplo, podem ser causadas devido a exposição excessiva ao sol.

Outros tipos, como orofaringe, amigdalas e base da língua podem estar associados ao vírus do HPV. Esta mudança de comportamento sexual modificou também a incidência do câncer conforme a idade das pessoas. Normalmente a incidência de câncer bucal aparecia em pessoas com mais de 40 anos, mas devido ao vírus HPV, jovens adultos estão apresentando sintomas.