Faculdade São Lucas

Acadêmicos de Direito apresentam trabalhos de Iniciação Cientifica na I Jornada Jurídica do UniSL

Publicada em 27/06/2017 por Assessoria de Imprensa

Na noite desta segunda-feira (26), 71 acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário São Lucas tiveram a oportunidade de expor seus conhecimentos durante a apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso para uma banca de professores e convidados.

Esta é a primeira mostra cientifica jurídica do curso de direito, onde o acadêmico sai da formalidade da sala fechada para defender sua tese de conclusão do curso em espaço aberto ao público. A ideia é aproveitar a oportunidade da apresentação do TCC para ingressar o projeto de iniciação científica do curso.

“O que estamos propondo hoje é uma metodologia ativa fazendo com que o aluno seja o principal ator nesse processo ensino-aprendizagem. Trouxemos esta primeira mostra cientifica jurídica, saindo do excesso de formalismo, mas sem perder a importância do trabalho. Apesar do local ser inusitado, os alunos se portam adequadamente, os trabalhos são de muita qualidade, passaram pela comissão técnica avaliando plagio e metodologia para a certificação final de cada acadêmico”, ressaltou o coordenador do Curso professor Raimundo Oliveira.

Ele enfatiza que a qualidade dos trabalhos não foi alterada com o novo método de apresentação. Pelo contrário, os acadêmicos tiveram que se preparar mais para se apresentar para um grupo maior de pessoas.

“A qualidade se acentuou. Enquanto os alunos se preparavam para se apresentar somente para a banca, hoje estão apresentando o resultado dos seus trabalhos para professores convidados, magistrados, promotores, juiz de direito, advogados que integram o grupo de avaliadores, mas principalmente se prepararam para apresentar seus trabalhos para a sociedade que é o que se presta o resultado do ensino”, destacou o professor.

A acadêmica Adriele Guimarães aprovou o novo método de apresentação e defesa do TCC. “As apresentações ficaram dinâmicas, mas sem perder a responsabilidade e a qualidade de pesquisa do conteúdo apresentado. Desta forma fica mais descontraído e, assim, conseguimos minimizar o nervosismo do trabalho”, acrescenta Adriele.

Aline Mayer A jornada consiste na reunião dos trabalhos de TCC. No qual vamos debater a cerca de uma tese e defende-la. Anteriormente era feito a apresentação em sala para uma banca. Este ano resolvemos fazer todos juntos em forma de jornada para que os alunos possam ter acesso a outras apresentações dos colegas.

A partir desta ação será instituído os anais dessa jornada com registro junto ao ISSN para que essa forma de publicação faça parte do curso de direito para fomentar a pesquisa.

“A partir de agora vamos instituir a jornada cientifica como uma ação permanente do curso de direito fomentando sobre tudo a pesquisa no âmbito do curso”, finalizou o coordenador.