Faculdade São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Acadêmicos de Biologia participam de curso de Orientação com Bússola e vivência em ambiente de selva

Publicada em 17/11/2016 por Departamento de Comunicação e Marketing (NUC)

 

No último dia sábado (11/11), aconteceu o curso de extensão “Orientação com Bússola e vivência em ambiente de selva” ministrado pelos professores Flávio Terassini e Saymom de Albuquerque para os estudantes do curso de Ciências Biológicas.

 

Durante o período da manhã os participantes tiveram aula teórica no Centro Universitário São Lucas, com as recomendações teóricas sobre orientação, pontos cardeais, mapas, escalas topográficas, origem e nomenclatura e uso da bussola, formas de orientação sem bússola e sinalização.

 

À tarde, os 16 participantes tiveram aula prática na base de treinamento de selva do Exército na BR 364. De acordo com o professor Saymon de Albuquerque, o objetivo principal do curso foi capacitar os futuros biólogos, a orientarem-se dentro da floresta com o uso de bússola, além de aclimatação ao trabalho dentro do ambiente de selva, conhecendo as particularidades do local e aprendendo a obter da própria floresta recursos alimentares em caso de necessidade. “Biólogos que trabalham em campo sempre estão expostos a uma série de riscos, ao trabalharem em floresta. Neste curso os acadêmicos puderam aprender sobre os principais e formas de evitá-los.”, apontou o professor Saymon.

 

O curso de bússola foi uma grande experiência na selva para os participantes salientou o Professor e biólogo Flávio Terassini. “Foi uma vivência muito produtiva que os estudantes irão levar para o resto da vida. Além, é claro da vivência em busca de alimentos de origem animal e vegetal. É muito importante que profissionais como biólogos que estão sempre em campo saibam se orientar dentro da selva, pois, são comuns casos que se perdem, e a vida deste profissional está em jogo ou mesmo de outras pessoas que podem estar acompanhando. Assim, a proposta deste curso visou capacitá-los a trabalhar em grupo e claro a aprender se orientar na floresta amazônica. O Curso foi um sucesso e o aprendizado foi excelente.”, enfatizou o Biólogo Flávio.

 

O acadêmico de Biologia, Israel Arcos falou que a experiência deste curso será lembrada por toda sua vida. “No começo todos pareciam estar perdidos na mata ou não sabiam muito bem trabalhar em equipe. Com as orientações corretas e com bastante calma, começamos a pensar de uma só forma e tudo foi dando certo. Foi muito bom participar por que acredito que um profissional de biologia tem que ter noção das dificuldades que poderá enfrentar na selva. Não basta apenas a bússola, um mapa, uma boa faca afiada e água, é preciso ter conhecimento e orientação, justamente o que o curso proporcionou para os participantes.”, disse o acadêmico.

Copyright © 2017 | Faculdade São Lucas