Acadêmicas de Medicina apresentam seis trabalhos na XV Semana Brasileira do Aparelho Digestivo em MG

Publicada em 09/11/2016 por Juliana Mascarenhas

As acadêmicas de Medicina do Centro Universitário São Lucas, Talita Luz Garcia, Nicole Lemos da Costa e Jaqueline Fernandes Amaro da Costa participaramna cidade de Belo Horizonte- MG da XV Semana Brasileira do Aparelho digestivo (SBAD) que aconteceu de 29 de outubro a 02 de novembro. Temas como Gastroenterologia, cirurgia e endoscopia do aparelho digestivo foram destaque das diversas palestras, cursos de atualizações, conferências e apresentações de trabalhos científicos, vídeos e pôsteres em forma de banners.

As acadêmicas foram orientadas pelos professores Alber Pessoa de Figueiredo, médico com atuação em patologias do aparelho digestivo e transplante renal professor da disciplina de Pré-clínica Cirúrgica, Seminários Temáticos e Prof. Thiago Patta da Silva, cirurgião videolaparoscópico com atuação em cirurgia bariátrica.

A acadêmica do 8º período de medicina, Talita Luz Garcia, analisou que participar do SBAD foi mais do que uma forma de complementação do currículo acadêmico, foi também a aquisição de novos conhecimentos, atualização e convívio com os profissionais que mais entendem sobre aparelho digestivo no Brasil. “É importante à familiarização em um ambiente que se tornará, cada vez mais comum, após o término da graduação e a atuação como médica.”, considerou.

Talita Luz complementou a relevância das acadêmicas em participarem deste tipo de evento. “Participar e apresentar trabalhos científicos na XV Semana Brasileira do Aparelho Digestivo contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como relação interpessoal, interação social, interesse em pesquisas, falar em público e o desejo por sempre aprender mais, para com isso tornar-se cada dia mais preparada para atender o paciente da melhor forma possível.”, finalizou.

Os seis trabalhos apresentados foram; “Evolução da perda Ponderal de paciente super obeso Submetido à Cirurgia Bariátrica”; “Learning Curve in Laparoscopic surgery Bariatric in the westen amazin: 100 First Cases”; “Complicação de ferida operatória em paciente submetida à colecistectomia convencional”; “Correção do trânsito intestinal após colostomia devido suspeita de doença de Hirschsprung”; “Intervenções Terapêuticas em paciente com quadro de Estenose Gástrica”; “Tromboembolismo pulmonar em pós- operatório de colecistectomia videolaparoscopica”.