Abertura do II Simpósio Regional de Pesquisa Científica aconteceu nesta quarta-feira

Publicada em 19/04/2018 por Assessoria de imprensa

Com o tema “Em Ciências Biológicas e da Saúde do Centro Universitário” foi iniciado nesta quarta-feira (18), o II Simpósio Regional de Pesquisa Científica no auditório do Larison Hotel em Porto Velho.

A abertura contou com a participação do Coral São Lucas, do Coordenador de Pesquisa, Prof. Dr. Andreimar Martins Soares, da Diretora de Ensino, Profa. Hélia Rocha, Diretor de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação do UniSL, Maick Heris Ferreira, Presidente da FAPERO, Diretor do CEPEM, Pró Reitor da UNIR, Diretor da FIOCRUZ, pesquisadores, professores e acadêmicos.

A diretora de Ensino do Centro Universitário São Lucas destacou a importância do evento para fomentar a pesquisa científica no ambiente universitário. “Esse evento é muito significativo, pois fortalece o tripé que sustenta o Ensino Superior; Ensino, Pesquisa e Extensão estabelecendo a base da transformação. Expressamos nosso compromisso em buscar sempre o equilíbrio desse tripé.”

O diretor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação Maick Heris Ferreira, destacou a importância de eventos científicos na formação acadêmica dos estudantes de graduação e avaliou a participação dos estudantes no Simpósio.  “Os eventos científicos criam a possibilidade de interação entre os estudantes e os profissionais da área e favorece o acesso a novas informações.”

O primeiro dia de simpósio foi dividido com ações nos três turnos. Pela parte da manhã aconteceu palestra sobre Interação entre uma metaloprotease de Bothrops Moojeni (BmooooMP-Alpha-I) e TNF: Aplicação em modelos de ileíte experimental; Inovação em diagnostico para malária em contexto de eliminação; Anticorpos de Domínio único (VHHs) como Ferramentas Biotecnológicas para o tratamento do Envelhecimento  Ofídico.  Na parte da tarde, teve a palestra; A influência do parasita na epidemiologia e aspecto clínicos das Leishmanioses e Genômica Funcional aplicada ao estudo da vacina BCG.  Houve ainda, uma mesa redonda com o tema Perspectiva e Desafios na Pós-Graduação e Minicursos.

O Simpósio acontece até o dia 20 de Abril no auditório do Larison Hotel com apresentações de trabalhos científicos em formato de Banners, Minicursos e Mesa redonda.