Faculdade São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

20 de novembro, Dia do Biomédico,um profissional a serviço da saúde

Publicada em 18/11/2016 por Dr. Silvio José Cecchi

Vivemos uma época que podemos considerar um marco para a Biomedicina brasileira. A fase de consolidação da nossa profissão. Somos uma das áreas mais completas do segmento e acreditamos que uma saúde de qualidade é uma saúde multiprofissional. Temos conquistado o nosso espaço no mercado por meio da eficiência do nosso trabalho e mesmo vivenciando um delicado momento político e econômico em nosso país, temos feito um esforço sem medidas para garantir que em meio a tanto problemas a Biomedicina continue se expandindo e galgando cada vez mais degraus na escada do reconhecimento.

 

A Biomedicina no Brasil completa 50 anos em 2016. São cinco décadas desde o projeto inicial do curso, embora a regulamentação só tenha vindo anos após, em 1979. Com muito esforço, empenho e dedicação de um grupo de profissionais e estudantes, dos quais milito desde o início, o curso, que antes se chamava Ciências Biológicas – modalidade médica, passou a se chamar Biomedicina. Hoje, uma das profissões mais atrativas do mercado de trabalho, com mais de 220 cursos espalhados por todo o país.

 

Seguramente posso dizer que o mercado de trabalho está cada vez mais amplo para comportar a atuação do Biomédico.  A demanda é crescente, os avanços tecnológicos são rápidos. Indústrias ‘genomicas’, em particular, estão a todo o vapor. Além do mais, o Brasil tem se destacado mundialmente no âmbito da Biomedicina e isso tem chamado a atenção e estimulado jovens que se identificam com a profissão a investir na carreira.

 

Os desafios são muitos. Passamos por momentos de turbulências, mas sempre somos otimistas que o êxito chegará, ele sempre chega graças às nossas competências e dedicação com o nosso ofício. Recentemente sofremos alguns ataques de outras profissões contra nossas habilitações em especial a Estética e a Citologia Esfoliativa, porém não mediremos esforços para lutar e defender nossas prerrogativas. Com o apoio da categoria e o nosso espírito Biomédico, com certeza venceremos mais essa guerra pelo mercado de trabalho.

 

Tenho a absoluta certeza de que cada Biomédico carrega junto a si a ética, a perseverança e a vontade de fazer um trabalho cada dia mais qualificado. Tamanho esforço tem posto os nossos profissionais em posição de destaque no mundo inteiro. O que para nós é motivo de orgulho e motivação para continuar trabalhando pelo avanço da Biomedicina. Defendemos nossas habilitações com unhas e dentes, pois acreditamos piamente na qualificação que os nossos profissionais têm para desenvolver com louvor suas funções.

 

Somos Biomédicos movidos pela paixão de transformar em qualidade de vida a condição da nossa sociedade. Nos empenhamos a cada diagnóstico e torcemos sempre pelos bons resultados. Somos destaques em diversos locais do Brasil e do mundo. Nos doamos de corpo e alma e nos aliamos às mais modernas tecnologias.

 

Desejo, de verdade, que a Biomedicina seja cada vez mais respeitada, pela competência e pela qualificação de seus profissionais no meio acadêmico e na área da saúde. Como sempre digo, ‘não demora muito e a frase que mais se ouvirá no mercado de trabalho será: “Aqui tem um Biomédico, pode confiar“’

 

Saudações Biomédicas a todos!!!

 

Dr. Silvio José Cecchi

Biomédico
Presidente do Conselho Federal de Biomedicina
Presidente da Associação Brasileira de Biomedicina

Copyright © 2017 | Faculdade São Lucas