Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

Institucional

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Comitê de Ética

O Comitê de Ética em Pesquisas envolvendo seres humanos é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

Toda Pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetida à apreciação pelo Sistema CEP/CONEP, que, ao analisar e decidir se torna corresponsável por garantir a proteção dos participantes. Segundo a Resolução CNS 466/2012, pesquisa envolvendo seres humanos é aquela que individual ou coletivamente, tenha como participante o ser humano, em sua totalidade ou partes dele, e o envolva de forma direta ou indireta, incluindo o manejo de seus dados, informações ou materiais biológicos. 

Atualmente a Plataforma Brasil é o sistema oficial de lançamento de pesquisas para análise e monitoramento do Sistema CEP/CONEP, e a única forma de submissão. Os protocolos a serem submetidos à revisão ética somente serão apreciados se for apresentada toda documentação solicitada pelo Sistema CEP/CONEP.

 

FORMULÁRIOS 

 

CALENDÁRIO DE REUNIÕES 2017/2 (Acesse aqui)

 

MEMBROS 

Coordenadora

Profª. Ms. Ana Cristina C. A. Ramos

Membros

Profº. Ms. Antônio Almeida Pereira

Profª. Esp. Benedita do Nascimento Pereira

Profª.Ms. Ivanete Saskoski Caminha

Profª. Esp. Laurise Sousa Oliveira

Profª. Ms. Márcia Suely Souza de Castro

Profª. Ms. Sâmia Carolina Reis e Silva

 

Profº. Ms. Saymon de Albuquerque

 

RESOLUÇÕES

 

-Norma Operacional Nº001/2013; (Acesse aqui)

-Resolução CNS Nº 441, de 12 de Maio de 2011; (Acesse aqui)

-Resolução Nº 466, de 12 de Dezembro de 2012. (Acesse aqui)

 

PROTOCOLO DE SUBMISSÃO

Para apresentar um projeto ao CEP-UniSL o pesquisador deverá acessar o endereço no link www.saude.gov.br/plataformabrasil , fazer seu cadastro como pesquisador para depois cadastrar seu projeto na Plataforma Brasil, enquanto realiza o cadastro o sistema gera a folha – de - rosto, a qual deverá ser impressa, e posteriormente assinada, carimbada e digitalizada para inserção na plataforma, bem como, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE, cujo modelo padrão está disponível na página do Centro Universitário São Lucas, link: CEP. Outros documentos que poderão ser inseridos na plataforma são as cartas de anuência de outras instituições participantes da pesquisa, ou demais documentos necessários.

As pesquisas submetidas ao Sistema CEP/CONEP devem atender ao estabelecido na Resolução CNS 466/2012 e a Norma operacional nº 001/2013 (que dispõe sobre os procedimentos para submissão, avaliação e acompanhamento da pesquisa), e em alguns casos as demais resoluções do Conselho Nacional de Saúde.

 

Em caso de dúvidas em relação ao cadastro de pesquisador ou em relação ao cadastro da pesquisa, encontra-se disponível no site da Plataforma Brasil a Central de Suporte contendo o Manual de Cadastro de Usuário e o Manual de Submissão de Projeto de Pesquisa. Além disso, a Plataforma Brasil conta agora com o canal de atendimento via telefone para esclarecimento sobre a utilização do sistema. O atendimento pode ser feito de segunda à sexta, das 08h às 20h, pelo horário de Brasília. No DISQUE SAÚDE 136, escolher opção 8 e depois opção 9, solicitar ao atendente suporte a Plataforma Brasil.

Copyright © 2017 | Faculdade São Lucas